A Acupuntura é uma técnica terapêutica fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um método de tratamento complementar.

No entanto, existem ainda várias dúvidas, mitos e receios em torno a esta técnica milenar chinesa que levam a que as pessoas sintam alguma relutância em recorrer a esta técnica.

Hoje vamos falar de 5 mitos sobre a Acupuntura e descobrir o que é ou não verdade.

Mito 1 – A Acupuntura dói

Ao contrário do que se possa pensar, as agulhas utilizadas nesta técnica não provocam dor. A espessura das mesmas é equivalente a dois fios de cabelo humano e em nada se assemelha às agulhas utilizadas, por exemplo, para tirar sangue. Por esta razão, mesmo quem sente a suave picada inicial, rapidamente (numa questão de segundos) deixa de o sentir.

Mito 2: O efeito da Acupuntura é placebo

Nos últimos anos foram realizadas diversas investigações que demonstram claramente que o cérebro liberta químicos, como endorfinas (analgésicos naturais), após tratamentos de Acupuntura, tendo ainda efeitos inflamatórios no corpo.

Mito 3: A Acupuntura vicia

Quem é que não gosta de repetir algo que aumente a sensação de bem-estar?
No entanto, isto não quer dizer que exista alguma substância ou efeito viciante associado à Acupuntura.
Se os tratamentos de Acupuntura o fazem sentir melhor, sem dores, aumentam a sua produtividade, diminuem os seus vícios, diminuem a flacidez, entre muitos outros efeitos, é normal, que queira repetir este tratamento.
Não existe nenhum ingrediente ou substância que provoquem comportamentos aditivos, bem pelo contrário.

Mito 4: A Acupuntura só trata a dor física

Embora seja verdade que a sua eficácia localizada e para dores físicas é enorme, esta também é bastante eficaz no desbloqueio de patologias mentais como o stress, a ansiedade e a depressão, bem como na diminuição (ou eliminação) de adições e vícios (como o tabagismo).
A Acupuntura ajuda ainda na diminuição da gordura localizada e flacidez.
A Acupuntura não trata apenas a dor física ou psicológica, sendo utilizada em diversos tipos de tratamento.

Mito 5: São introduzidas substâncias no corpo através das agulhas

Apesar de serem introduzidas na pele, as agulhas não possuem qualquer tipo de substância injetável. Estas apenas estimulam uma zona nervosa do organismo e é por essa razão que tem efeitos.
O nosso corpo tem determinados pontos que, estimulados através da inserção de agulhas finas, provocam determinados efeitos no corpo, sem que que haja a injeção de qualquer tipo de substância ou líquido.

Se ainda tem dúvidas sobre o que é a Acupuntura ou em como o pode ajudar, entre em contacto. Estamos ao seu dispor para esclarecer qualquer dúvida.

Deixe um comentário