Além de incómodas e desconfortáveis, muitas destas patologias estão envoltas num certo estigma, já que podem manifestar-se através de manchas, vermelhidões ou outras marcas que afetam a autoestima e a confiança da pessoa afectada.

Neste artigo exploramos as doenças de pele mais comuns da actualidade.

Doenças de pele mais comuns

Acne:

A acne surge devido à obstrução dos poros, na sequência da inflamação das glândulas sebáceas. Ao ficarem entupidos, os poros podem apresentar cravos, espinhas, pústulas ou quistos. Apesar de ser mais frequente na adolescência, a acne pode aparecer em várias fases da vida e ser crónica, não desaparecendo definitivamente.

Micoses:

A micose é uma doença provocada por fungos que se “alimentam” da queratina da pele, dos cabelos e das unhas, causando um crescimento excessivo de leveduras na pele. Os seus principais sintomas são manchas de pele mais claras ou mais escuras do que a pele. Estas manifestações podem agravar-se com fatores como o calor, a humidade ou a transpiração.

Dermatite e Eczema:

Existem dois tipos de dermatite: a dermatite de contacto, motivada pelo contacto de uma zona do corpo com uma substância causadora de alergia; e a dermatite atópica, uma doença crónica caraterizada por erupções que provocam prurido. Algumas das causas para este problema podem ter origem genética, emocional (stress, por exemplo) ou externa (frio, por exemplo).

Psoríase:

A psoríase é uma doença crónica e autoimune. Na sua origem, está a multiplicação e a acumulação de células na superfície da pele, causando manchas e placas grossas e escamosas. Este sintoma afeta, sobretudo, os joelhos, as palmas das mãos, as solas dos pés, os cotovelos, a parte inferior das costas e o couro cabeludo. Além disso, a pele pode ficar com uma aparência avermelhada e inflamada.

Melasma:

Esta doença carateriza-se pelo aparecimento de manchas escuras na pele, sobretudo na região do rosto, braços e peito das mulheres. Algumas das causas possíveis para este problema podem ser a toma de anticoncepcionais, a gravidez, a genética, a exposição solar desprotegida, entre outras.

Rosácea:

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crónica e é mais frequente nas mulheres adultas. Na origem deste problema, podem estar causas genéticas ou psicológicas. As principais manifestações desta doença são uma pele do rosto sensível, seca e avermelhada. O controlo dos fatores que agravam este problema pode ajudar a atenuar o sintomas desta patologia.

Se tem ou suspeita que tem algum destes problemas de pele, marque uma consulta com a nossa excelente equipa de dermatologistas. A sua pele e a sua saúde em geral, está em boas mãos.

Deixe um comentário