A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que está presente no aparelho reprodutor masculino, sendo, por isso, uma glândula exclusiva dos homens. Esta encontra-se localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra. Situa-se à frente do reto, pelo que o exame à próstata é realizado através do toque rectal.
Com o avançar da idade esta glândula tem a tendência a aumentar de tamanho (as razões que ainda não são bem conhecidas). Os problemas da próstata surgem precisamente quando esta aumenta o seu tamanho em demasia. Alguns destes problemas são benignos e tratados com alguma facilidade, outros, nem tanto.
Este artigo serve para lhe dar a conhecer quais os problemas que mais atingem esta glândula, os sinais e sintomas a que deve estar atento e o que deve fazer para prevenir que estes problemas apareçam.
Funções
A próstata segrega o líquido prostático, que se junta ao sémen, formando o esperma, que, por sua vez, vai auxiliar no transporte dos espermatozoides (produzidos nos testículos) aquando da ejaculação.
No interior da próstata ocorre a transformação da principal hormona masculina – a testosterona, em dihidrotestosterona (responsável pelo aumento desta glândula).
O crescimento exagerado da próstata pode afetar o diâmetro da uretra, dificultando a passagem de urina e o próprio funcionamento da bexiga e causando alterações renais importantes.
Sinais e Sintomas de Alerta
A partir dos 45-50 anos os homens devem atender a consultas de rotina anuais, mesmo não tendo sintomas evidentes, por forma a fazer uma detenção precoce de problemas da próstata. No entanto, se detectar os seguintes sintomas, deve consultar o seu médico de imediato:
- Maior frequência na vontade de urinar
- Jato urinário gradualmente mais fraco
- Acordar várias vezes durante a noite para urinar
- Dificuldade ou demora no início da micção
- Sangue presente na urina ou no esperma
- Dor ou ardor ao urinar e/ou ao ejacular
- Dor ou rigidez frequente ao nível da zona lombar, ancas, zona pélvica, retal ou coxas
- Sensação de esvaziamento incompleto da urina
- Perda involuntária de urina
Problemas da próstata
Se tem os sintomas descritos em cima, deve consultar o seu médico de imediato. Não espere pela próxima consulta de rotina. Os sintomas podem ser indicativos de uma patologia que, quanto mais cedo for detetada, melhor e mais eficaz será o seu tratamento.
As patologias da próstata podem ser benignas e tratadas “facilmente” ou podem ser mais graves e levar a tratamentos mais complexos.
Prostatite bacteriana aguda
É provocada por uma infeção bacteriana e surge repentinamente. Para além dos sintomas já referidos, pode ainda ter febre, arrepios e dor. A maior parte dos casos são tratados com antibióticos e medicação para aliviar a dor e o desconforto.
Prostatite bacteriana crónica
Semelhante à prostatite bacteriana aguda, mas que acontece de forma recorrente, ou seja, os sintomas aparecem e desaparecem com frequência e o tratamento pode ser mais difícil.
Prostatite crónica
Este tipo de prostatite causa bastantes dores na zona lombar, virilha ou no pénis. O tratamento é feito com recurso a medicação e por vezes a cirurgia e alteração do estilo de vida.
Cancro da próstata
O cancro da próstata surge quando existe um crescimento de células anormais nesta glândula, as quais podem, se o tratamento não for realizado atempadamente, disseminar para outras estruturas do corpo humano.
A probabilidade de se desenvolver cancro da próstata pode ser influenciada por vários fatores:
- Idade (homens com idade superior a 50 anos têm maior probabilidade de desenvolver esta doença)
- Etnia
- Histórico familiar
- Dieta (dietas ricas em gordura aumentam a probabilidade do seu desenvolvimento)
Através de um exame à próstata (toque rectal) o seu médico poderá avaliar se os seus sintomas se devem a um possível cancro e o tratamento será decidido consoante cada caso.
Como prevenir o aparecimento de problemas da próstata
Sabe-se que os problemas da próstata estão, de certa forma e até certo ponto, associados ao envelhecimento. No entanto, existem algumas estratégias que pode adotar para prevenir o aparecimento de algumas patologias.
- Manter uma alimentação saudável através de uma dieta rica em frutas e vegetais.
- Comer peixes gordos ricos em ómega-3 e alimentos ricos em gorduras boas (abacate, frutos secos e azeitonas)
- Beber muita água todos os dias (no mínimo 1,5L)
- Evitar alimentos processados e ricos em açucares
- Manter uma excelente higiene íntima
- Fazer exercício físico regular
- Gerir bem o stress através de meditação, yoga ou outras atividades que promovam a sensação de bem estar.
Se tem dúvidas relativamente aos problemas da próstata ou se tem os sintomas descritos neste artigo, consulte os nossos especialistas em Urologia. Temos profissionais experientes e completamente dedicados aos seus pacientes.
Para mais informações ou para marcação de consultas, entre em contacto. Com a LordSaúde, a sua saúde está em boas mãos.