As varizes são veias superficiais e dilatadas, em forma de serpente e surgem nas pernas ou nas coxas, afetando maioritariamente mulheres. Podem apresentar alguns sintomas, no entanto, apresentam quase sempre uma aparência inestética que pode afetar a autoestima da pessoa.
A maioria dos estudos indica que as varizes são mais frequentes em mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade, tendo a tendência a piorar com o passar do tempo. Contudo, as varizes podem também aparecer na adolescência e mesmo em crianças (pensa-se que poderá ter como causa principal as alterações do estilo de vida da sociedade moderna).
As varizes não são um problema circulatório exclusivo das mulheres – os homens também têm varizes! Porém, o diagnóstico é feito, habitualmente, mais tarde, porque os homens observam menos as suas pernas, atrasando a ida ao médico.
Causas das Varizes
A causa de varizes não é totalmente conhecida, mas pensa-se que pode resultar de uma mistura de fatores genéticos e fatores relacionados com o comportamento. Parece existir uma alteração genética que afeta a estrutura da parede e da válvula da veia. Estas ficam fracas o que provoca refluxo de sangue e dilatação dos vasos sanguíneos.
Alguns fatores que contribuem para o agravamento da doença venosa são:
- obesidade
- longas horas em pé ou sentado
- falta de exercício físico
- gravidez
- alterações hormonais
- envelhecimento.
Sintomas e sinais
As varizes podem dar uma sensação de perna cansada e pesada, dores nas pernas, desconforto e dormência.
Sintomas como comichão, calor e inchaço nas pernas também estão associados às varizes. Algumas boas práticas para aliviar estes sintomas, são, repouso, manter as pernas em posições elevadas e o uso de água fria.
Algumas pessoas não manifestam sintomas, mas sim, sinais. Estes sinais estão relacionados com o aspecto das pernas. Assim como os derrames, as próprias varizes e as alterações da pele como a pele escura (hiperpigmentação) são exemplos de sinais associados a esta doença venosa.
Podem também causar problemas de circulação mais graves, como a trombose venosa superficial (tromboflebite), feridas nos membros inferiores (úlceras venosas) e varicorragia (uma hemorragia de uma variz que ocorre quando esta se rompe).
Como evitar o aparecimento de varizes
Por se tratar de um problema hereditário, não existem medidas eficazes na prevenção de varizes, nem medicamentos ou tratamentos caseiros ou naturais curativos que permitam acabar definitivamente com as varizes. Por esta razão, o mais importante é que consulte um médico.
No entanto, alguns hábitos e remédios ajudam a controlar os sintomas. É recomendado o uso de meias de compressão, evitar estar em pé durante muitas horas, elevar as pernas, praticar exercício físico de forma regular, perder peso, calor excessivo e o uso de água quente. Todos estes hábitos devem ser adotados para ajudar a prevenir e evitar o surgimento de varizes.
Tratamento das varizes
Existem vários tipos de tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos disponíveis na atualidade.
Primeiro aconselhamos a ter uma avaliação médica para que possa escolher o tratamento que mais se adeque a si.
A Escleroterapia é um procedimento médico mais frequentemente utilizado em pequenas varizes. Neste procedimento é injetada uma solução diretamente na veia, que provoca uma reação de irritação na veia, que incha, colapsa e forma uma cicatriz que irá desaparecendo ao longo do tempo. O sangue passa a circular por outras veias saudáveis.
Este tratamento é relativamente simples e realizado no consultório médico sem que haja a necessidade de internamento ou anestesia. Apesar de ser um procedimento simples e sem muitas complicações, é importante que a escleroterapia seja realizada por um médico especialista.
A eliminação das varizes e pequenos vasinhos com a escleroterapia é praticamente definitiva, porque o vaso tratado não voltará a apresentar variz, no entanto, outras varizes podem surgir por ser uma característica hereditária.
Na LordSaúde pode encontrar este tratamento realizado por especialistas altamente competentes. Se quer ter umas pernas bonitas neste Verão e usar saias e calções sem vergonhas, marque já uma consulta de cirurgia vascular.