Uma simples ida ao dentista pode ser para algumas pessoas, principalmente crianças, um momento atormentador e angustiante, potencializando sensações diversas de medo e ansiedade. A Fobia Dentária, ou Odontofobia, é mais frequente do que se possa pensar e pode trazer várias consequências à saúde destas pessoas, quer em termos de ansiedade e stress, quer pelo facto de estarem constantemente a evitar a visita ao dentista, adiando o tratamento de problemas na cavidade oral.
Torna-se, assim, importante falar sobre este assunto e divulgar técnicas que possam ser utilizadas para reduzir o stress e ansiedade nestes pacientes durante as idas ao dentista.
Estima-se que cerca de 6% das pessoas evita completamente as consultas dentárias e só recorre a tratamentos apenas quando aparecem sintomas dolorosos, edemas ou fístulas, sendo o medo a principal causa da falta de participação em consultas de rotina regulares.
Fobia Dentária
A fobia é um medo desproporcionado em relação a uma situação, não pode ser explicado ou diminuído, é involuntário e conduz a um completo afastamento dessas situações. É uma perturbação na ansiedade que se pode manifestar de diferentes formas de pessoa para pessoa.
Os indivíduos que sofrem de algum tipo de fobia, podem manifestar sintomas como:
- Aumento da sensação de alerta
- Tremores
- Dificuldade na concentração
- Aumento da tensão muscular
- Agitação
- Impaciência
- Palpitações
- Boca seca
- Opressão torácica
- Náuseas
- Ataques de pânico
Causas e consequências da Fobia Dentária
Este é um fenómeno complexo e não é determinado apenas por uma variante, mas antes por um conjunto de fatores. A literatura e os estudos apontam, no entanto, com mais frequência para os seguintes fatores como sendo causadores desta ansiedade extrema em relação às consultas de dentária:
- Características da personalidade do indivíduo..
- Medo da dor
- Experiências dentárias traumáticas, ocorridas principalmente na infância.
- Influência de familiares com tendência a ansiedade dentária.
- Medo de sangue e feridas.
- Tempo de espera.
- Sentimentos de vulnerabilidade no ambiente dentário.
- Vergonha ou constrangimento.
Pessoas com Odontofobia têm uma maior tendência a ter uma saúde oral mais debilitada e uma esperança média de vida menor. Torna-se fundamental encontrar estratégicas que ajudem estes indivíduos a lidar com as suas ansiedades para tornar a experiência no consultório dentário o mais relaxante possível.
Estratégias para lidar com a ansiedade dentária
O controlo da ansiedade dentária inicia-se na avaliação clínica, onde o profissional deve conhecer o seu paciente, avaliar o seu perfil psicológico e estabelecer uma relação de confiança.
O médico dentista deve:
- Permitir tempo suficiente para a consulta (marcar uma consulta dupla, se necessário).
- Minimizar factores que provoquem ansiedade (colocar instrumentos fora do alcance da vista do paciente, colocar uma fragrância que ajude a disfarçar o aroma clínico).
- Introduzir métodos de relaxamento.
- Usar técnicas de distração (colocar música ambiente ou permitir uso de auscultadores, permitir uso de óculos de realidade virtual em adultos).
- Utilizar métodos mais eficazes de anestesia ou alternativos.
- Manter uma comunicação constante e calma com o paciente.
O individuo com odontofobia também pode utilizar alguns métodos que o ajudem a ter uma melhor experiência no dia da consulta.
- Não chegar demasiado tempo antes da hora da consulta. Os tempos de espera aumentam a ansiedade.
- Pôr em prática terapias de relaxamento e técnicas de respiração.
- Marcar a consulta para um dia que saiba que vai ser calmo para evitar frustrações e situações de stress.
- Se possível, marque a consulta no próprio dia para evitar ansiedade acumulada.
- Esclarecer todas as suas dúvidas com o seu dentista, expôr os seus receios e experiências.
- Participar em terapias de grupo.
Se sofre de ansiedade dentária fale com a equipa da LordSaúde. Estamos ao seu dispor para conversar, esclarecer dúvidas e tornar a sua consulta o mais agradável possível. Temos os melhores e mais experientes profissionais de saúde dentária a trabalhar connosco.
Não deixa sofrer a sua saúde oral.
Para mais informações, contacte-nos.