Quem é que nunca desejou ter um sorriso mais branco e luminoso? O branqueamento dentário, ao tornar os dentes mais brancos e bonitos, aumenta também a autoestima e confiança das pessoas. Neste artigo explicamos-lhe tudo aquilo que deve saber sobre os tratamentos de branqueamento dentário.
O que é o branqueamento dentário?
São métodos que permitem branquear ou clarear os dentes, podendo o tratamento ser efetuado em casa ou no consultório. Trata-se de um procedimento que procura restabelecer ou promover o clareamento dos dentes, sem implicar qualquer desgaste da superfície dos mesmos.
Existem dois tipos de tratamento:
Em casa
É possível fazer branqueamento dentário em casa com recurso a goteiras e gel branqueador.
As goteiras são feitas em acrílico transparente pelo dentista, tirando um modelo da boca do paciente.
Em casa, estas são utilizadas para a aplicação do gel na boca. Este gel é aplicado durante alguns minutos, e o tratamento tem uma duração de 7 a 15 dias.
Como as goteiras são adaptadas aos dentes do paciente, estas irão requerer apenas uma pequena quantidade de gel para o tratamento ser eficaz, sendo o resultado gradual.
No consultório
Este método utiliza um equipamento que emite luz ultravioleta. É aplicado um gel diretamente na superfície dos dentes, protegendo-se os lábios, gengivas e mucosa, sendo este ativado pela luz ultravioleta, resultando no clareamento dos dentes.
O branqueamento pode ser realizado numa única sessão e o resultado é imediato.
O branqueamento dentário enfraquece os dentes?
A fórmula branqueadora atua apenas no pigmento extrínseco presente nos dentes. Assim sendo, a reação não é abrasiva para os dentes, nem afecta a estrutura dentária.
Existem contra-indicações?
Os seguintes grupos não podem fazer branqueamento dentário
- Mulheres grávidas ou em amamentação
- Menores de 18 anos
- Pessoas com sensibilidade dentária muito acentuada
- Pessoas com cáries e pessoas com determinadas condições de saúde
Qual a duração do tratamento?
A duração deste tipo de tratamento depende da higiene oral e dos hábitos alimentares de cada pessoa, podendo durar de um a quatro anos. Se a pessoa não fumar ou não beber líquidos que mancham os dentes, tais como o vinho tinto e o café, pode conservar os seus dentes brancos durante muitos anos.
Existem efeitos secundarios?
O principal efeito secundário é a ocorrência de sensibilidade dentária a alimentos frios e ácidos durante e após o tratamento . É recomendada a utilização de dentifrícios direcionados à sensibilidade.
Se quer saber mais informações sobre preços de cada um dos tratamentos de branqueamento dentário, contacte-nos! Estamos ao seu dispôr para responder a qualquer dúvida.