A Acupunctura é uma abordagem milenar, integrada na Medicina Tradicional Chinesa que permite a correção de algumas alterações e uma melhoria do funcionamento orgânico global.
A acupunctura surgiu na China há cerca de 5500 anos, sendo reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1979.
Os efeitos terapêuticos da Acupunctura são obtidos quando, através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos (normalmente a pele os músculos), existe uma libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas. Estas vão modelar o sistema nervoso central e autonómico, promovendo o equilíbrio do organismo sem a administração de qualquer substância química.
Benefícios
Devido às múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupunctura assume actualmente uma projecção mundial. Apresenta especialmente bons resultados no alívio de diversos tipos de dores. É também usada no auxílio do tratamento da asma, em certas afecções gastrointestinais, na desabituação de drogas e de tabaco, no alcoolismo, na gravidez e em muitas outras.
Indicações
A OMS distingue a Acupunctura pela sua eficácia em, pelo menos, 43 doenças – número que tem sido amplamente alargado nos últimos anos. A Acupunctura pode ser usada no controlo do peso, no tratamento de insónias, no alívio da ansiedade e depressão, no alívio dos sintomas da menopausa, em doenças do sistema imunitário, da pele, do coração e do estômago, em doenças do foro oncológico e muitas outras condições.
Descubra outros serviços que temos à sua disposição